Para que saibam, as minhas reviews são feitas unica e exclusivamente do meu ponto de vista como jogador e dos meus gostos pessoais de jogos e de modo nenhum se aplica na generalidade pois cada pessoa tem gostos únicos e "absorve" as coisas á sua maneira.
PSP Review:
Crisis Core –Final Fantasy VII-
Primeiro de tudo, devo dizer tal como disse no FF Tactics War of the Lions, sou um grande fân de Final Fantasy, especialmente o VII, o que vai inclinar a favor desta review, porém não é só isso que torna o jogo bom, pois encontramo-nos no papel de Zack, um membro da SOLDIER que aspira a ser “1st Class”, a elite entre as elites.
O jogo em si envolve a história pré-Final Fantasy VII, permitindo o jogador “viver” momentos do passado que só víamos em poucas partes do jogo principal, encontrando personagens que viriam a ter importância no jogo principal e que acabariam por salvar o planeta. A história do jogo está excelente, e para quem jogou Final Fantasy VII vai encontrar muitos momentos cómicos em que vê repetições de momentos em ambos os jogos.
(Exemplo: No Final Fantasy VII, o Cloud encontra a Aerith e ela junta-se á equipa quando cai em cima da igreja onde ela estava e cai em cima das suas flores. No Crisis Core o Zack conhece a Aerith da mesma forma)
Vemos na história, apesar de muito ter sido alterado para alinhar a continuidade com a de Final Fantasy VII, um desenvolvimento brilhante que mostra logo de início que a Shin-Ra Company é muito mais do que aparenta ser e todo o mundo envolvente apanha-se no meio duma guerra secreta. Devo admitir que de tão boa a história, que quando cheguei ao final, com um final brilhante daqueles, ia chorando.
Jogabilidade – temos muita jogabilidade em cada nível, com missões de se executar de formas específicas e certos pequenos puzzles, mas nada muito complicado. Porém estamos limitados a explorar a cidade de Midgar com algum acesso a certos pontos que são reconhecidos por quem tenha jogado Final Fantasy VII, ou os mapas das missões em que nos encontramos.
O sistema de batalhas está bem feito, porém pode ser complicado de perceber a início para quem nunca tenha jogado RPG’s pois o sistema está desenhado para englobar vários factores que o jogador se for inexperiente poderá precisar de ajuda para entender como funcionam.
Para meu gosto, reviveram o sistema de Materias, não da forma como está no Final Fantasy VII, mas duma forma inovadora que pessoalmente gostei, e as combinações e efeitos são tantos quantos possíveis de imaginar, tendo o jogador acesso a missões extraordinárias que pode usar para subir de níveis, coleccionar mais Matérias ou equipamentos.
DMW ou Digital Mind Wave é um sistema que funciona dentro do sistema de batalha, bastante útil pois dependendo das várias combinações dá uma grande variedade de efeitos. O mais notável é que á medida que o jogador conhece novos personagens, Summons ou outras condições, ganha mais DMW com os mais variados efeitos, sendo os mais usuais, efeitos de suporte.
+ Bons gráficos
+ Boa jogabilidade
+ Óptima história
+ Grande possibilidade de combos tanto no sistema de Materias como DMW
+ Variedade de missões e inimigos
+ Bons cenários e piadas reconhecíveis por quem jogou Final Fantasy VII
+ Boa variedade de Summons e de outras criaturas de outros Final Fantasy’s
+ Enorme variedade de missões extra
+ Cutscenes brilhantes
+ Uma ligação ao jogo principal memorável
- Jogabilidade fora de batalha limitada aos mapas com pouca interacção com o “exterior” do caminho que se percorre
- Sistema de batalha possivelmente difícil para jogadores inexperientes com este tipo de RPG
Nota Final: 9.5/10